Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação
Capa da vitória: Campanha “Filial Súplica”

2015-01-01

Campanha “Filial Súplica”

A campanha internacional denominada “Filial Súplica” foi co-participada por uma coligação de 62 associações. Sua fase inicial consistiu numa coleta de assinaturas pedindo ao Papa Francisco clareza doutrinária no Sínodo sobre a Família a realizar-se em Roma no mês de outubro.

Em pouco mais de 10 meses foram obtidas 888.137 assinaturas, provenientes de 178 países, incluindo as de oito cardeais, 48 arcebispos e 155 bispos, além de 215 personalidades de renome.

Durante a campanha foi elaborado um opúsculo com 100 perguntas e respostas a respeito da temática do Sínodo. De autoria de três Bispos, com tiragem de 102 mil exemplares, ele foi traduzido em oito idiomas e enviado a todos os prelados do mundo (cerca de 190 países). A “Filial Súplica” foi entregue na Secretaria de Estado do Vaticano, mas até hoje não recebeu resposta.


Filial Súplica, a coleta de assinaturas ao Papa Francisco promovida por diversas associações católicas entre as quais está o Instituto Plinio Corrêa de Oliveira, repercutiu no Bom Dia Brasil da TV Globo.

 

Assista aqui


O SR. MISAEL VARELLA (DEM-MG) pronuncia um discurso na Câmara dos Deputados enaltecendo a campanha do Instituto em defesa da família: “Pelo texto do documento, pode-se notar a preocupação manifesta de seus signatários: “Tendo em vista o Sínodo sobre a Família de outubro de 2015, dirigimo-nos filialmente a Vossa Santidade, para Lhe manifestar as nossas apreensões e esperanças sobre o futuro da família.””

COMUNICADO DE IMPRENSA

Associazione Supplica Filiale

Roma, 22 de outubro de 2015 – Após ter entregue 790.150 assinaturas à Secretaria de Estado do Vaticano no dia 29 de setembro de 2015, a Associação Filial Súplica acaba de enviar outras 68.052 novas adesões ao Vaticano pedindo ao Papa Francisco “uma palavra de esclarecimento” como sendo “a única maneira de superar a crescente confusão entre os fiéis” com relação à admissão à Eucaristia de divorciados civilmente recasados e sobre uniões homossexuais, certos de que tal palavra “nunca poderia dissociar a prática pastoral do ensinamento legado por Jesus Cristo”.

No site do Instituto é possível fazer o download gratuito do referido opúsculo.